13
jun
13

917/30 – Exoto

Mark Donohue chamaou o Porsche 917/30 KL “um monumento à minha carreira como engenheiro e piloto”. Outros o chamam de o carro que trouxe um fim à série Can-Am. Mas era conhecido mesmo como um carro de corrida infernal.

479972_433399733380096_1622582024_n

O 1973 Can-Am Campeão Porsche 917/30 KL era facilmente o mais imponente de todos os carros magníficos, correu nas primeiras nove temporadas da série Can-Am. Mark Donohue disse: “Não há dúvida de que este é o melhor carro de corrida que eu já conduzido.” The 917/ 30 KL foi um desenvolvimento do 917/10 que George Follmer que a Equipe Penske tinha usado para ganhar a 1972 Can- Sou série. Tanto o 917/30 e 917/10 eram descendentes diretos do Porsche 917 endurance cupê que correu em Le Mans, Sebring e muitos outros locais e foram apresentados como escolha de Steve McQueen em seu filme “Le Mans”.

Construído entre 1972 e 1973 por uma colaboração da Porsche, equipe Penske e Donohue, o 917/30 tinha um duplo-turbo, 5,4 litro, o motor boxer de doze cilindros. Este motor tinha sido utilizado até o final da temporada de 1972 Can-Am no 917/10 e, conforme configurado no final da temporada de 1973, em 1,3 bar (19 psi) de pressão, seria produzir 801 pés / lbs de torque a 6.400 rpm e 1.100 cavalos de potência a 7.800 rpm. Modificando a pressão o motor poderia gerar 1.500 cavalos de potência por surtos breves. Esta foi a maior potência feita por qualquer motor de corrida em um carro feito para fazer curvas por mais de 8 segundos. Com uma distância entre eixos de 98,4 polegadas, o 917/30 foi  7 centímetros mais longo do que o 917/10 que substituiu. Com 106 litros, ele tinha 20 galões de combustível mais do que os 917/10 e tinha modificado na suspensão e um chassi mais rígido. Perto do final da temporada de 1973, o carro foi atualizado com uma barra ajustável traseira anti-torção. O 917/30 tinha uma velocidade máxima de 240 quilômetros por hora, mais de 20 mph mais rápido que o 917/10.

A miniatura é da marca Exoto, a escala é 1:18, e foi a coisa mais ‘absurda’ que vi, em se falando de réplicas diecast de carros. Já muito rara de ser encontrara no mercado hoje em dia no Brasil pode chegar facilmente aos R$1.800,00.

Fiquem com essa maravilha em miniatura:

Um agradecimento especial ao amigo Kleber Rosa, que me proporcionou ‘conhecer’ essa belezinha ao vivo. Valeu Klebão!!

Abraços e até a próxima.

Tell


0 Respostas to “917/30 – Exoto”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário