30
out
09

Esse Porsche azulzinho e laranja é f#d@!!

Todos que gostam de competições automobilísticas com certeza gostam dos “carros de corrida”. São aqueles carros geralmente coloridos e vistosos, e na sua grande maioria tem seu layout voltado para o seu patrocinador ‘master’.

Toco nesse assunto por ser um fã dos carros de competição, pelas suas cores, modelos, desenhos e layouts, e claro que todos devem concordar que os patrocinadores, muitas vezes mais que os modelos, marcam a época das competições. Por exemplo, eu não consigo assimilar que a McLaren do fabuloso Senna, aquela vermelha e branca Malboro, é a mesma equipe McLaren prateada Vodafone do “meêro” (termo baiano para aquele que é mediano) Hamilton, deixando claro que o “meêro” é por minha conta.

sennahamilton

Mas falando sobre carros de competição e seus patrocinadores marcantes, e como o Blog é sobre Porsche, não posso deixar de falar no marcante Porsche 917, e seu patrocinador, de certo, mais marcante, o Gulf Oil (mostrado no Post de ontem em miniatura).

gulfs

A empresa norte-americana do ramo petrolífero é sem dúvida o patrocinador mais imitado do mundo, pois se vê em todo evento de fãs de automobilismo um carrinho, seja qual for, com aquela marcante pintura “azul-geladeira de vó” com detalhes laranja. (Podemos conferir diversos modelos aqui: http://www.fotolog.com.br/gulfracingcars)

Eternizado no filme 24 Horas de Lê Mans o Porsche 917 Gulf foi considerado o melhor carro de corrida da história e é o meu Porsche preferido, entre todos, e não só por ser uma máquina com 40 anos completos esse ano (http://www.velocidadeonline.com.br/2009/03/11/porsche-917-%E2%80%9Co-melhor-carro-de-corrida-da-historia%E2%80%9D-completa-40-anos/) e com tecnologia utilizada até hoje, mas pela beleza visual e admiração mecânica. Reza a lenda que para diminuir o peso e aumentar a eficiência a alavanca de câmbio e o volante eram feitos de madeira balsa levíssima e a chave era codificada através de furos. Outro detalhe para que a relação peso/potência fosse otimizada era o chassi tubular, e o piloto contava com um manômetro ligado diretamente à estrutura pressurizada, ou seja, ele poderia ver se houvesse alguma fissura, ou dano, na estrutura. Esse e outros detalhes, como o motor que se turbinado poderia chegar fácil aos 1000cv (e ainda exaltam o Veyron, bla!) e o fato de o 917 ter sido campeão em tudo que disputou, de LaMans até CanAM, faz esse Porsche épico ser um dos mais admirados, e o azulzinho com laranja com o patrocínio Gulf, ser o mais conhecido.

917-JWA-LeMans

917-016-LeMans

A Gulf tem um papel importante na elaboração do melhor carro de corrida da historia, pois foi o patrocinador do desenvolvimento e aperfeiçoamento do modelo 917K, que pra mim é o mais lindo do mais lindo.

Mas agora que todos já sabem um pouquinho sobre o meu gosto pelo 917K Gulf, e vos dizer que assisto periodicamente o filme 24 Horas de LeMans, e recomendo a todos, gostem ou não de automobilismo, destaco um vídeo promocional de uma das marcas mais famosas do mundo, que na década de 70 foi patrocinadora de vários pilotos pelo globo, dentre eles os pilotos da Porsche-Gulf, a marca de relógios, na época, apenas Heuer, hoje TagHeuer. E como falei do “meêro” Hamilton no inicio, cito que simpatizei com ele, mas apenas por cerca de 2 minutos, o tempo que dura essa maravilha de vídeo, que, sem viadagem, me emocionou, e sei que quem gosta um pouquinho se quer da historia do automobilismo mundial, e especialmente de Porsches, vai no mínimo abrir um belo sorriso.

Curtam, apreciem, e se sentirem vontade, no final podem bater palma, pois merece!

A peça publicitária é para divulgar os 40 anos do modelo Mônaco da TagHeuer, uma verdadeira maravilha do consumismo moderno, e que tem feito parte dos meus sonhos mais claros e distantes. Para os amantes do bom gosto, vale a pena conferir também o site oficial:

http://www.tagheuer.com/the-collection/monaco/monaco-mini-site/index.lbl

Ótimo feriado a todos, abraços

Tell

Anúncios

2 Responses to “Esse Porsche azulzinho e laranja é f#d@!!”


  1. outubro 30, 2009 às 3:14 pm

    Pois eh.. os patrocinadores marcam muito os carros de corridas. Como outro exemplo é o Subaru de Rally quer era usado pelo Collin McRae.

    Mais a Gulf Oil Marco muito esse modelo da Porsche.
    Parabéns pelo post.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: