06
nov
09

Uma família de respeito; sobrenome GT – parte 1

Que a Porsche produz carros de sucesso acho que ninguém duvida, mas não contente com os modelos “normais”, a fábrica alemã sempre capricha mais um pouco e apresenta modelos especiais, um “up” nos consagrados automóveis, principalmente do segmento 911

No segmento 911 podemos observar uma variação nos modelos, sejam eles Carrera, CarreraS, Carrera4S, Turbo e Targa, e para apimentar aos não satisfeitos felizardos donos desses modelos, a Porsche tem lançado desde os meados dos anos noventa a linha GT.

Lançado em 1999, na geração 996, o GT3 é a versão “Race” do 911 Carrera, tem motor “apenas” aspirado e desde o seu primeiro modelo conta com equipamentos de um carro de corrida, como Cock-pit com SantoAntônio, cinto de cinco pontas, dentre outras configurações mecânicas.

Porsche GT3

Logo em seguida do lançamento do GT3 foi lançado o GT3R, especialmente para competições, e a sua evolução o GT3RS, que logo foi parar nas ruas com o modelo “civil”, com uma configuração “race” mais evidente, inclusive na parte estética, com cores especiais de carros de competição, e layout que destaca o modelo. O recém anunciado GT3RS 2010 é um dos carros mais aguardados pelo seu apelo visual fenomenal.

Porsches GT3RS

O Modelo GT2 é anterior, lançado na geração 993 é a versão “race” do 911 Turbo, ou seja, é um modelo absurdamente forte, e com configurações que limitam seu uso no dia a dia àqueles que tem alguma prática ao volante dos carros da montadora. Alguns detalhes como a tração apenas traseira (no 911 Turbo ela é integral, como no Carrera4 e 4S), a opção de dirigir sem nenhum tipo de auxilio do tipo controle de tração, de frenagem ou de rigidez de amortecedores fazem desse carro um verdadeiro bólido das pistas liberado para andar nas ruas, ou se quer um conselho, nas auto-estradas alemãs.

gt2 996 E 997

Se lembrarmos que até o início dos anos 2000 o modelo GT2 não contava com nenhum sistema eletrônico de auxilio de dirigibilidade, e que desde o seu lançamento ele custa quase duas vezes mais que o modelo Turbo original, então limitamos mais ainda os “pilotos” que tem condições de ter um modelo desses na garagem.

gt2 993

Chegamos ao modelo GT1, que é o maioral dos GT, pois esse foi um modelo criado para as pistas, mais especificamente para as 24 Horas de LeMans de 1997, e por regras de homologação dos modelos para tal finalidade de sua categoria, chegou às ruas ainda na geração 993, mas fez sucesso mesmo na geração seguinte, a 996, como um dos modelos da Porsche mais fortes já lançados até hoje, com base no modelo 911 Turbo, mas totalmente modificado mecanicamente e aerodinamicamente, chegava aos 640hp.

Porsche_911_GT1

Alguns pouquíssimos modelos circulam pelo mundo, em mãos restritíssimas, pois um modelo de 1996 chega a custar hoje €1.400.00,00, o valor de uma Ferrari F50 de 1995, ou de um Bugati Veyron 0km. Pois é, acho que alguns vão me crucificar, e ainda jogar uma pedrinha, mas eu prefiro SIM um Porsche GT1 a qualquer “super” carro que esse valor possa comprar.

O GT1 teve seu fim com a geração 996, em 1998, porém o que me fez pensar esse post foi o “susto” que tive na ultima semana, ao encontrar aqui pela net a imagem de um Porsche GT1 da geração 997, e com a descrição de GT1 2010. Ao meu ver algum fâ-nático, de muitíssimo bom gosto, gastou alguns “trocados” para fazer do seu Porsche 2009 um GT1.

gt1

Sabe, fiquei com aquela pontinha de inveja, pois nunca havia tido essa idéia, mas só por isso, não invejo os donos de Porsche, quando tenho a oportunidade apenas os parabenizo pelo “ótimo bom-gosto”.

Ótimo final de semana para todos e até a próxima

Tell

Anúncios

4 Responses to “Uma família de respeito; sobrenome GT – parte 1”


  1. 1 Canibal
    dezembro 11, 2009 às 9:39 am

    GT1 é foda… É melhor que o Carrera GT…


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: