03
fev
10

ATRÁS DO TRIO ELÉTRICO SÓ NÃOVAI QUEM JÁ MORREU!!!

Isso aí galera, finalmente, para alguns, chegou o carnaval!

Digo isso porque não sou muito chegado nessa festa de rua, pois, como todo bom caatingueiro, sou talhado pro São João, porém (e com certeza) não desmereço quem gosta da festa da muvuca geral… Hehehehehehehehe

Por isso a Emerson’s Piquitchures & Iscritchures, tem o prazer de apresentar sua homenagem à maior festa do país: A FOBICA!

Sim! A FOBICA! Para quem não conhece, A FOBICA! Foi o primeiro trio elétrico da humanidade, concebido a exatos sessenta anos… Direto do túnel do tempo… (A Ciça Guimarães que me perdoe a utilização do bordão… risos).

Inventado, entre outras coisas, pelo genial baiano Osmar (esse mesmo, da dupla Dodô & Osmar e depois dizem que baiano é preguiçoso…), A FOBICA! Era na verdade uma velha Ford 34 que, mesmo na década de 50 já era uma velha vovó; Osmar adaptou na bichinha (sem conotações preconceituosas, por favor.) dois imensos alto-falantes, um na frente e outro atrás, pintou a moça (aí todos gostam… hehehehehehe) de branco e enfeitou-a toda com pequenos toques de tinta colorida que lembravam confetes, pronto! Tava na “estica” a velha senhora com roupinha de piriguete (sem preconceitos também, mentes sujas! Risos); depois disso foi só arrumar uma galera porreta & musical pra estrear a barulhenta invenção; claro! Vocês acham que uma Ford 1934, usada e abusada era silenciosa? Pensem num mercedão com o “cano” aberto…! Garanto que a zuadeira do velho motorzão quatro cilindros, dava os acordes pra galera, aliado a isso o alto nível etílico de quem ouvia e via a avó da Caetanave passar, deveria soar como a axezada de hoje, ou seja, era do balacobaco e pra balançar os velhos esqueletos dos passantes… hehehehehehehehehe.


Então, como eu dizia acima e acabei, como sempre, me espalhando na verborragia da qual me fez lenda por todos os cantos por onde meti os pés pelas mãos, esse pobre designer que por sinal sou eu, modestamente e guardando as devidas proporções, criei a miniatura d’A FOBICA! Parti de uma Ford delivery 1934 em escala 1:64 e toquei o pau, digo, a furadeira depois a serra e por fim tinta para recriar o mito baiano, porém bastante conhecido fora daqui, em miniatura… Não vou dizer que foi fácil, principalmente fazer os alto-falantes, foram altos cortes de estilete nos dedos, altos furos de alfinetes nos mesmos, altos níveis de desespero ao ver que alguma coisa não lá muito bem e por fim altos goles de cachaça pra acalmar os “nelvo” e então… Voilá! Ficou pronta a primeira de todas, essa de presente para o lôko L.G.Prado que me mandara um Musta exclusivo de customização própria; daí pro povão colecionador aqui de Salvador e de outras paragens, foi um pulo a “encheção de saco” em prol da aquisição de uma das minhas coisinhas lindas de mamãe cheirar; ô povinho terrível e pidão! Hauahauahauahauahauaha


Cada um queria a sua, foi uma cruzada moral fazer mais A FOBICA! (assim mesmo, A FOBICA! Como o “THE BATMAN!”) pra macacada sair do meu pé; foram tantas horas de trabalho na época, que acho que por isso minha noiva me abandonou: “Eu lá quero um homem-relógio, ou seja, que trabalha de graça? Lá elas, não eu!” Com certeza deve ter sido isso aí mesmo…rs.

Mas amigos são pra essas coisas, por isso fiz mais. Melhor dizendo, esses pestes não valem um conto, mas eu faço assim mesmo… Hahahahahahahahahahahaha.

Bom, como sempre eu mato a periquita e mostro o pau, em anexo, algumas fotos diretamente da Sala da Justi… Ops! Da oficina de usinagem de A FOBICA!!!

Crianças, não façam isso em casa…!

Um pergunta pro velho feirante Khabello, rapá nós vamos entregar a do Armandinho quando, nos 120 anos de A FOBICA!????


Emerson Jambeiro é designer, professor universitário e quer, pelo amor de Deus, entregar A FOBICA! Emperrada a mais de um ano, ao Armandinho.

4 Responses to “ATRÁS DO TRIO ELÉTRICO SÓ NÃOVAI QUEM JÁ MORREU!!!”


  1. fevereiro 3, 2010 às 4:38 pm

    Da-lhe auto falante de casca de cajazeira importada de Mucugê.


Deixe um comentário

