03
mar
10

Quem é o primeiro, quem é o primeiro??

Bom, abrindo nossos trabalhos semanais (depois de semanas com o boteco fechado, espero estar em tempo, senão Tell…), queria falar de um assunto deveras relevante (ou não) no colecionismo: O número 1!

Tão importante quanto a moedinha do tio Patinhas, o primeiro carrinho é inversamente proporcional ao amuleto do velho avarento, pois, enquanto o pato idoso tem mais dinheiro em caixa graças à pequena relíquia cobiçada pela bruxa piradona, Maga Patalógika, nos RETIRAMOS o dinheiro de caixa para comprar mais carrinhos, daí a deixar o conserto do carro, o leite das crianças e a conta do celular ir pras cucuias é um passo… Mas além desses “deixames” acima, vamos deixar o assunto todo de lado, por que, ô dinheiro bom de se gastar é com as novas aquisições da mini garagem!

Melhor que tirar meleca do nariz e fazer bolinha enquanto o carro tá na sinaleira, melhor que flatular sob o endredon ao lado da patroa e melhor que dar aquela coçada quando amanhece, é comprar carrinho! Sim! Isso mesmo; quem não vibrou quando, após esse jejum de mais de dois meses imposto pela m’argh’ttel, chegou nas lojas, viu e abriu caixas novas? Quando ao chegar no fim da tarde e o Jorge porteiro dizer:

– Boa noite seu Emerson, chegou um pacote pro senhor.

E o pacote vir repleto de minis compradas no ML ou E-bay?

O verdadeiro colecionador vibra!

Eu vibro! Apesar de ser um paroara sem muito arame sobrando pra comprar umas coisinhas mais requintadas… Ô perna…

E sabem de quem é a culpa disso?

Exato!

Do número um, oras…

Claro que não me refiro a mim, o número UM, esse baluarte da sapiência e modéstia que lhes escreve; não, eu cito o CARRINHO NÚMERO 1, o grande causador de discórdias em casa, de fins de noivado e casamento, de revolta onde pratos e talheres voam em todas as direções dentro do lar, doce lar… Pois é, esse mesmo, o que iniciou uma fieira de carrinhos que vai da infância até o velório aos noventa anos do verdadeiro colecionador…

Vou mais uma vez, me tomar como exemplo ( vou cobrar a mais do Tell, por esses enquetes comigo mesmo), tenho ainda e sempre o meu primeiro carrinho, como já citei aos senhores num outro post; ahhhh…. Esse é tratado com pão de ló e tem o burro na sombra com ar-condicionado! O Velho Big Bull tem mais moral em minha casa até do que eu mesmo e serve de citação aos meus pais naquelas recaídas de “papai e mamãe que sabem tudo e cuidaram bem da vida do filhinho”.

– Rá! Esse eu conheço! Não é aquele tratorzinho que seu tio lhe deu?

– Não mãe… É o tratorzinho que PAI me deu, não se lembra?

– Hummm…. Eu lhe dei ele, mas não foi o primeiro de todos… Eu lembro muito bem!

– Tá bom véio, vou deixar pra lá, porque pode ser Alzheimer, sei lá…

Isso não disse a vocês no outro post; como as esteiras desse modelo eram funcionais (hoje, a maioria dos carrinhos “mainline” vêm com rodas finas abaixo dos modelos de tratores; as esteiras são fixas, ou seja, licenças poéticas, digamos…) a havaiana de borracha (olha o merchandising! Quero minha parte!) se partiu na noite dos tempos e foi substituída por outras de um modelo estranhíssimo da MB, que ao meu ver só serve pra isso mesmo: trazer consigo as esteiras substitutas do valente Big Bull; a pintura tá “na estica” dado pelo fato de que brinquei a infância toda com ele ( e a adolescência também! Assumo mesmo! Eu brincava com carrinhos, escondido dos amigos para evitar…. Comentários ridículos de irônicos… Hoje depois de “levemente idoso” assumo novamente que brincava, digo BRINCO com meus carrinhos, tudo sob o olhar da experiência e austeridade do Big Bull, que não se envolve mais por ser um veterano da grande guerra que foi a infância de minha vida!

Emerson Jambeiro é designer, professor universitário e está sofrendo de Alzheimer precoce, pois não lembra se já fez um texto igual a esse, para nosso estimado blog.

ps.: Amigos, estou participando de uma promoção para escolha da melhor foto, e quem puder, conto com seu voto, a 1° foto, o Porsche 917 LeMans.

http://www.diecastconnection.com.br/promocoes/votacao-da-promocao-diecast-connection-e-xtremel-design/

Obrigado

Tell

1 Response to “Quem é o primeiro, quem é o primeiro??”


  1. março 3, 2010 às 10:39 am

    Fala mano, to vendo que você vai levar a miniaturas hein? com essa boca de urna feroz, eheheh.

    Boa sorte!

    Abraço


Deixe um comentário

