12
mar
10

A Porsche e as Formulas

Como esse fim de semana é oficialmente o início da temporada das Fórmulas 1 e Indy, falaremos um pouco da participação da Porsche nessas duas categorias.

Com o histórico vencedor em todas as categorias que competiu até hoje, seja ela com seus carros “originais” ou como parceira e fornecedora de motores em competições de turismo, protótipo ou formula, a Porsche não poderia ficar de fora das duas formulas mais “famosas” do mundo.

Entre 1958 e 1964 a Porsche teve sua equipe própria na Formula 1, mas foi com o fornecimento de motores Tag-Porsche para a McLaren entre 1983 e 1987 que teve maior êxito, dando o tricampeonato a Niki Lauda em 1984, e dois campeonatos a Alan Prost, em 1985 e 1986.

Na Indy a Porsche não conseguiu repetir os ótimos resultados de quando forneceu motores para a F1, e a história durou de 1987 a 1990, e venceu apenas uma corrida com o piloto Teo Fabi, na etapa de MidOhio, e teve sua despedida com ele parceiro de John Andretti em 1990.

Um projeto que começou em 1975, mas que só foi colocado em prática 12 anos depois não rendeu bons resultados, mas o que poucos sabem é que essa empreitada foi o primeiro passo para um dos modelos mais desejados da montadora, o belíssimo e exótico CarreraGT, que utiliza um V10 que foi aprimorado dos modelos da Indy.

No mais é aproveitar o fim de semana de velocidade, sorte aos brasucas na parada, e fico por aqui ressentido de não poder ter ido à Indy em SP, mas…torcendo sempre.

Abraços

Tell

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: