01
abr
10

Apocalipse now; não!

Apocalipse*: 2. Acontecimento pavoroso; catástrofe.

Híbrido*: 1. Proveniente de cruzamento de espécies diferentes.

*definições segundo Mini Dicionário Luft

Pois bem, começo o texto dessa semana com essas definições pelo fato de ter lido em uma revista de carros nacional (diga-se de passagem a revista que mais admiro no segmento) as seguintes palavras: “Chegamos ao apocalipse. Uma das categorias mais tradicionais do automobilismo, a GT, se rendeu às demandas do mundo moderno e agora contará com carros de tecnologia híbrida.” (será que quem escreveu isso vai ler esse blog? Quem sabe né, a WWW pode nem ser tão grande assim).

Então, a frase, e a pequena matéria, falam do lançamento do Porsche GT3R Hybrid, pra mim uma NÃO novidade, mas para muitos um sacrilégio, uma aberração.

Vamos lá, primeiramente a tecnologia híbrida aplicada a esse Porsche não remete aos comentados “carros verdes”, pois ele não abandona o motor a combustão, muito menos deixa de lançar gases na atmosfera e menos ainda é um carro lançado com o intuito de forçar as categorias de competição a mudar a tecnologia dos carros que correm atualmente.

“… o objetivo do projeto não é vencer corridas com o 911 GT3 R Hybrid, mas apresentar tecnologias no ‘laboratório das pistas’. A intenção é obter conhecimento na prática, para depois usar a tecnologia dos híbridos em esportivos de rua.” – Porsche

Sinceramente eu não vi nenhum espanto assim quando a F1, pra mim infinitamente mais tradicional que as categorias GT, lançou o KERS a quase dois anos atrás, mas e o que isso tem a ver? Tem que a tecnologia híbrida do GT3R é praticamente idêntica ao Kers da F1, ou seja, utilizar-se da energia acumulada na frenagem para abastecer dois motores elétricos e despejar cerca de 60CV POR MOTOR ELÉTRICO (quase a potência total do meu Siena 1.0), o que aumenta em aproximadamente 120CV nos mais de 480CV já existentes no motor a combustão.

Mas, mesmo com as palavras oficiais da montadora que não tem o intuito de vencer provas com o GT3R Hybrid, na sua estréia ao lado dos “tradicionais” GT ele chegou em 6° colocado, e teve um desempenho fantástico para um “novato” nas pistas.

Concluindo, se por definição um carro que usa tecnologia híbrida é aquele que tem o “cruzamento” de duas formas para fazer andar, então os carros da Nascar e Formula Indy que precisam ser empurrados para sair de um pit-stop são carros híbridos? Eles utilizam um potente motor para rodar nas pistas, mas utilizam força humana para sair da inércia. E o apocalipse, é, esse vamos deixar para as séries do Discovery Channel.

Comparações grotescas a parte, só quis mostrar que não há nada de catastrófico em atualizar, e utilizar, as tecnologias, sejam elas nos carros de rua ou de competição. Não sou entusiasta dos “carros verdes”, mas não posso negar que os Híbridos chegam pra ficar, principalmente com os lançamentos da Porshce em 2010, dentre eles o protótipo Spyder 918 (https://liebeporsche.wordpress.com/2010/03/05/verde-pero-no-mucho/) que tem previsão de lançamento no mercado em 2015.

Maiores informações sobre o GT3R Hybrid

http://www.porsche.com.br/press-releases/arquivo-2010/porsche-lanca-o-911-gt3-r-hybrid-em-genebra-1720-680

http://www.porsche.com/usa/

Crédito para os links onde tive boas informações:

http://marioso.net/latest-car-news/autoguide/porsche-gt3-r-hybrid-takes-6th-place-in-first-race-may-compete-in-alms-this-year.html

http://www.jalopnik.com.br/galeria/ue-esse-carro-na-vaga-ao-lado-nao-e-um-porsche-911-gt3-r-hibrido

No mais é curtir uma boa páscoa, felicidades, e até a próxima semana.

Tell

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: