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E viva a velocidade

Motor em forma de W, 16 cilindros e quatro turbinas gerando 1001cv de potência,  8 litros de capacidade, 64 válvulas,  sistema de refrigeração com 10 radiadores, muitas partes em fibra de carbono e velocidade final acima dos 400km/h. É o Bugati Veyron…e o que eu acho dele: FRACO!

 

Tá bom, fraco, fraco ele não é, mas nunca me assustou nem chamou atenção todos esses números, e sabem o motivo?

– Eu conheço os Porsches!

No final dos anos 60 a Porsche desenvolveu um carro que foi denominado de 917. Esse tal “carro de corrida” revolucionou o mundo das competições, e em 1971 o 917L (cauda longa) atingiu 387km/h no famos circuito das 24hs de LeMans, e não tinha esse papinho de reta infinita acompanhando a curvatura da terra. Era pé embaixo, na corrida, e há 40 anos.

Outra coisa que é preciso que todos saibam é que em 1972 uma outra derivação do 917, o 917/10, que utilizava o mesmo motor do 917K e 917L com a adição de UM (apenas) turbocompressor, atingiu 1100cv de potência.

E eu não esqueci do seu sucessor, o 917/30, que tinha 1200cv e que quando aperfeiçoado chegou a cerca de 1500cv em meados de 1973/73.

Mas você pode falar que era um carro de competição…sim, o Veyron também é.

O Porsche 917, e todas as suas derivações, foram tão emblemáticos para o mundo do automobilismo que ele ganhou o título de Melhor Carro de Corrida dos últimos 40 anos, e já falamos mais dele aqui no Blog:

https://liebeporsche.wordpress.com/2009/10/30/esse-porsche-azulzinho-e-laranja-e-fd/

https://liebeporsche.wordpress.com/2009/10/29/o-reizinho-de-lemans/

Uma foto muito interessante que apresenta as principais derivações do 917, os modelos 917K, 917K2, 917L, 917/10 e 917/30.

Mas toda essa explicação breve sobre a história é para que todos se acostumem a números exagerados, pois gostaria de lhes informar que o campeão de recorde de velocidade hoje no Brasil é um Porsche, e um Porsche da geração 993 do início do anos 90.

Esse Porsche 993 tem preparação especial, motor bi-turbo que atinge 900cv de potência, e que recentemente atingiu a velocidade de 324km/h na competição de ¾ de milha (1,206km), e absurdos 387,94km/h na competição de 1 milha (1,609km), enquanto o StockCar atingiu “apenas” 345km/h em 9km.

O fato do Porsche 993 de 900cv ser “preparado” só prova o quando a montadora alemã tem confiabilidade, e que super-mega-carros de 1000cv não são tão super-mega assim, o que o Veyron teve foi marketing, claro, precisava ser vendido…e foi!

Mais um pouco dessa máquina “brasileira” você pode encontrar no site: http://www.alejandro.com.br

Mas depois desse exagero de números, de tantos CVs, o que tenho a revelar a todos é que “o homem” que tirou o Bugatti Veyron do papel, é simplesmente Ferdinand Piech, neto do velho Ferdinand Porsche, “o homem” que desenvolveu o Porsche 917 e o participou do projeto do Porsche 993.  Ou seja, não foi novidade para ele, acho que apenas um sonho de colocar nas ruas uma máquina que estava em seus rascunhos a mais de 40 anos. E mais, hoje com o domínio da Bugatti pelo grupo dono da Porsche…estamos todos em casa e viva a velocidade.

Abraços e até a próxima.

Tell

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