18
fev
11

O último a ar

Até 1997 quem tinha um Fusca poderia dizer que “praticamente” tinha um Posche…mas quem tinha um Porsche não andava por aí gritando aos quatro ventos que tinha praticamente um Fusca.

Apesar dos dois modelos terem vindo do mesmo criador, Professor Doktor Ingenieur Honoris Causa Ferdinand Porsche, não era esse o motivo das comparações, e sim o motor tipo boxer com refrigeração a ar, mas isso até 1997 com o fim da geração 993 do Porsche 911…mas calma, o que poucos sabem é que mesmo em 1998 tendo sido lançada a geração 996, com motores refrigerados a água, nesse mesmo ano ainda houve um “modelo de despedida”, se assim podemos chamar…e não foi qualquer um, foi o espetacular Porsche 993 Turbo S.

A geração 993 ficou famosa por vários motivos, dentre eles por ter sido o último modelo visto, e reprovado a princípio, por Ferry Porsche (filho do velho Ferdinand), o criador do modelo 911, isso pelo simples motivo alegado pelo próprio de que da posição de motorista/piloto não era possível ver os paralamas dianteiros do carro. Na ocasião já bastante idoso sua consideração foi apenas motivo de registros históricos, nessa época muitas outras situações eram levadas em conta, como os estudos de aerodinâmica e etc. Outro motivo de “valorização” dos 993, principalmente no Brasil, é que na época de sua comercialização o mercado de importados no país ainda era muito fechado e difícil, o que tornava praticamente impossível trazer tais veículos para cá. Mas claro, a mudança radical de visual e de motorização marcaram de vez e é por isso que para os puritanos o Porsche 911 geração 993 foi o último Porsche de fato.

Oficialmente a geração 993 foi fabricada até o modelo 1998/98, mas apenas o modelo Turbo S foi lançado dessa forma, pois todos os outros modelos só são possíveis de serem encontrados até 1996/97.

O Turbo S foi lançado oficialmente em 1997 para finalizar a geração, e tem particularidades que o diferenciam no não menos belo modelo Turbo, mas a letrinha S por si só já traduz  nos automóveis de ponta um “apelo” esportivo, e no Porsche 993 isso era percebido no aumento de cerca de 25 cv, chegando o Turbo S a 450cv de potência. Outros detalhes como rodas, cinto de segurança e apetrechos internos também eram diferenciados.

Nas minhas pesquisas e arquivos não tenho conhecimento de nenhum Porsche 993 Turbos S no Brasil (se por acaso alguém souber e tiver registros ficarei eternamente grato), e até um, eu falei apenas UM, modelo mais exclusivo que o Turbo S, o Porsche 993 GT2 Racing roda nas ruas do nosso país. Um modelo de competição homologado para as ruas com pouquíssimas unidades comercializadas e com dois exemplares por aqui…mas isso é assunto para um outro dia.

E qual o motivo de não termos esse modelo por aqui?

É simples, primeiramente pela sua produção reduzida, se fala em apenas 375 unidades comercializadas, pelo fato de ter sido extra-oficialmente o modelo de despedida do motor a ar, já que tem a particularidade do seu último ano de produção ter sido no mesmo ano da geração seguinte, oficialmente um modelo especial para fechar um ciclo que tornou a Porsche tão famosa ao longo da sua história…e isso claro, o torna um Porsche raro e CARO, mas MUITO CARO!

Basta comparar:

Tanta exclusividade histórica o faz ser 50% mais caro que um modelo top de linha com 13 anos a sua frente, mas para quem realmente conhece e aprecia Porsche sabe que estamos falando de um carro mais que especial, e apesar de ser totalmente a favor da evolução, vide meus comentários sobre os Porsche Hibridos e afins, não posso negar que o 993 Turbo S foi sim o “último Porsche”, pelo menos o último a ar!

 

Valeu e até a próxima.

 

Tell

Anúncios

0 Responses to “O último a ar”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: