25
fev
11

De rodas para o ar

Quase com a minha idade, concebido em 1981 e lançado em 1982 (eu fui concebido em 1980 e nasci em 1981, mas isso não vem ao caso), o Porsche 956 não foi apenas mais uma máquina de correr, teve a responsabilidade de iniciar a década de 80 nas pistas, depois de anos brilhantes da década de 70. E conseguiu, foi o primeiro de uma pequena série de vencedores, de recordistas.

E não, como você deve ter pensado eu não errei ao anexar essa foto, ela não foi rotacionada….é assim que o Porsche 956 é apresentado no Museu da Porsche na Alemanha, e o motivo é que na ocasião do seu lançamento seus projetistas afirmavam que ele poderia andar de cabeça para baixo devido a sua perfeita relação aerodinâmica.

Com chassi monocoque de alumínio pesando apenas 800kg e com um motor de aproximadamente 650cv que chegava a 350km/h, em 1983, tendo no comando o quase esquecido piloto alemão Stefan Bellof, chegou ao recorde de Nürburgring com absurdos 6m11s.

Não há registros em vídeo da volta de Bellof naquele ano, mas há uma montagem que dá uma idéia do que aconteceu na classificação para os 1000km de Nürburgring de 1983.

– Mais informações e um belo comentário pode encontrar num post do site Jalopnik Brasil, post esse que retirei informações para esse texto, e que tenta fazer uma comparação do Porsche 956 ao Pagani Zonda, que QUASE atingiu o seu tempo em Nürburgring, e falei QUASE!  –

http://www.jalopnik.com.br/conteudo/qual-o-verdadeiro-significado-do-recorde-insano-do-pagani-zonda-r-em-nuerburgring

Primogênito de uma família de vencedores, o Porsche 956 teve como sucessores os modelos 961 e o não menos maravilhoso 962, tema para outro dia.

Nessa foto podemos ver o 956 e seus irmãos mais novos.

Uma obra prima da engenharia, tanto na mecânica como no desenho, famoso com as cores do fabricante de cigarros inglês Rothmans, o modelo 956 não foi só um recordista, ficou conhecido também como Porsche que andava com as rodas para o ar.

A Porsche sempre foi muito a frente dos seus concorrentes em tecnologia de competição, e agora na segunda década dos anos 2000 mostra isso mais uma vez com os seu recentes lançamento, já comentados aqui no LiebePorsche, e com certeza esse modelos estarão daqui a 30, 40 anos com seu lugar no hall dos “monstruosos ferozes comedores de asfalto”.

Como todos devem saber o carvanal aqui em Salvador começa bem antes do resto do país, e na próxima sexta-feira já teremos trios elétricos fazendo barulho por aqui, eu particularmente estarei bem longe, e com certeza volto com novidades…mas com uma folguinha…então até 18 de março, e já com “nova motorização”, agora 3.0! Pois é…estou prestes a “trintar”.

À todos um ótimo carnaval, juizo, responsabilidade, muita festa pra quem é de festa, descanso pra quem é de descanso, e até a próxima.

Tell

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: