01
jul
11

Senna de Porsche

Falar de um ídolo nem sempre é fácil, até pelo simples motivo de “todo o mundo” já ter falado dele. Porém sempre há alguns detalhes que valem a pena serem divulgados e lembrados…como quando Ayrton Senna correu de Porsche.

Isso mesmo, Senna disputou uma competição oficial a bordo de um Porsche, e não foi qualquer Porsche, muito menos qualquer “corridinha”. Foi o magnífico Porsche 956 (já falado aqui em: https://liebeporsche.wordpress.com/2011/02/25/de-rodas-para-o-ar/) e a prova foi os 1000km de Nürburgring de 1984.

O lindo 956 nas cores amarelo/branco/preto era da equipe Joest, e tinha como pilotos além de Ayrton Senna o tetra-campeão de LaMans Henri Pescarolo e o já conhecido Stefan Johannson.

Na ocasião o trio chegou apenas em 8° lugar, mas era apenas a segunda vez que Senna participava de uma prova em um carro que não fosse do tipo Formula, a outra situação fora num evento promocional no mesmo circuito de Nürburgring meses antes na inalguração do novo traçado, e o carro foi um Mercedes 190.

Depois de disputar a única prova oficial num carro de cockpit fechado Ayrton Senna jamais voltaria a andar em um carro de corrida que não fosse do tipo Formula em uma competição oficial. Mas veja as palavras dele sobre o Porsche 956:  “É mais pesado que um F1, mas é bastante rápido”

Fala-se que Senna quis continuar a correr na equipe em outras provas da temporada de 1984, mas o calendário da F1, categoria que ele já se destacava principalmente depois da épica prova de Mônaco do mesmo ano, não o permitiu…e penso que foi melhor assim.

Existem poucas imagens do Porsche 956 que foi pilotado por Ayrton Senna, pelo menos fotos do evento, pois há algum tempo foi flagrado em um evento na Alemanha a réplica (ou reconstrução, ou ainda o restaurado) do modelo usado nos 1000km de Nürbirgring de 1984, onde podemos ver o nome do nosso maior piloto da história da F1 marcado no cockpit.

Pesquisando um pouco sobre essa curiosa história do nosso meu ídolo encontrei uma imagem bem interessante, o que parece ser um jornal/revista da época com uma foto do Senna acompanhando parte da prova dos boxes…um pouco menos glamouroso que hoje em dia.

– Caso alguém saiba o que diz tal publicação, ficarei eternamente grato em saber. –

Outra imagem curiosa foi pescada do blog http://917burger.blogspot.com/, é uma foto rara de Senna ao lado do também piloto Mauricio Gugelmin, em 1992, a bordo de um Porsche 964 aparentemente versão inglesa ou japonesa (vide direção do lado esquerdo) no que parece ser os bastidores de uma corrida. E o fato curioso é que nessa época Senna já flertava com a Audi, empresa que viria a representar no Brasil…não teria motivos comerciais de andar de Porsche.

Quem souber por que cargas d’água ele dirigiu esse Porsche, favor me contar…vou adorar saber.

Adorei falar um pouco sobre um ídolo, confesso que não falo mais por preferir mais minhas lembranças dos domingos pela manhã.

Grande abraço, obrigado a todos que visitam e até a próxima.

Tel

Anúncios

3 Responses to “Senna de Porsche”


  1. 1 Davi
    julho 1, 2011 às 11:33 am

    Muito bom Tell, curti muito saber mais um pouco sobre nosso idolo.

  2. julho 1, 2011 às 4:12 pm

    E tem um a oficina de SP, a Lucchesi preparações, na z. sul, que está com este carro, creio q sem motor e câmbio, mas não sei se é a réplica ou o original. Mas que está aqui, está, rsrsrsrsrsrs….. Alguém se habilita verificar isso ?

  3. 3 sergio
    abril 16, 2013 às 7:37 am

    Guiar um carro Sport Prototipo não era para todos…,isto para quem o considera o melhor piloto de sempre,deve chegar!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: