29
jul
11

De Porsche nas alturas

Todos já devem ter ouvido a expressão “voando baixo nas pistas”, e podemos encaixar ela perfeitamente aos automóveis Porsche, pois foram grandes campeões em todas as categorias que disputaram, pelos maravilhosos e velozes carros que fabrica e até pelo clichê da frase. Mas e “voar alto” de Porsche?

Pois é, isso já foi possível…e talvez ainda seja em algum hangar de colecionadores pelo mundo.

No início dos anos 80 os entusiastas da aviação questionavam o motivo dos motores dos aviões de pequeno porte não terem a mesma tecnologia dos motores dos automóveis. Como desde a década de 50 construtores europeus já adaptavam motores Porsche na construção de aviões, a própria fábrica decidiu entrar no mercado com o maravilhoso projeto de 1981. O motor era o famoso e aclamado 3.0l do 930 que gerava 210hp quando utilizado nas aeronaves, ou 240hp se optasse pelo modelo T, turbo, e contava com injeção direta de combustível e dobro da potência de seus concorrentes de mesmo tamanho.

Com o projeto lançado oficialmente em 1985 a Porsche completou o desafio de 100.000km chamado de Around the World com o modelo PFM3200.

Já em 1986 a empresa de aviões Mooney “comprou” a ideia e instalou em suas aeronaves os motores Porsche, criando até um modelo baseado no layout dos famosos Porsches 956 e 962 com o patrocínio da marca de cigarros Rothmans (já mostrado aqui no LiebePorsche: https://liebeporsche.wordpress.com/2011/02/25/de-rodas-para-o-ar/).

O carro da época foi um dos melhores que a Porsche já fabricou, os aviões foram um sucesso, mas com a crise comercial do final da década de 80 a montadora se viu forçada a abandonar o projeto e fechar as portas da sua divisão do mercado da aviação em 1991. Fala-se em cerca de 75milhões de dollares o investimento para desenvolver e entregar “apenas” 80 motores, que foram utilizadas por diversas empresas.

O belíssimo motor de 6 cilindros foi um sucesso, pena que durou pouco, mas mesmo assim ainda hoje é admirado por construtores, engenheiros e apreciado em museus.

Lembram que falei logo no início do texto que talvez ainda fosse possível “voar de Porsche” nos dias de hoje? Pois é, infelizmente não consegui a informação de onde se encontra esse exemplar que segue as fotos abaixo, mas que tá novinho tá heim!

Esse tema foi sugerido pelo amigo Thomaz (@Orangetilt) e oferecido aos amigos da Porsche GT3 CUP (@PorscheGT3CUP).

Um abraço a todos, obrigado pelas visitas e comentários e até a próxima.

Tell

Anúncios

6 Responses to “De Porsche nas alturas”


  1. 1 Roberto Rodriguez
    julho 29, 2011 às 2:39 pm

    muito bom….Parabens!!!

  2. agosto 5, 2011 às 9:13 am

    Adoro os Porsches e desconhecia esta atividade da fábrica…parabens.

    • 3 Bruno Aguiar
      julho 28, 2012 às 12:42 am

      Olá amgos, finalmente achei a história completa !! Tenho o Bluzão utilizada pelo piloto Michael Schultz. Ela foi dada na época a um amigo que decadas depois vei a me presentear com ela.

  3. 5 Igor
    outubro 21, 2013 às 12:21 pm

    Belo texto…Não sabia sobre os motores Porsche em ACFT’s. O modelo Money eu conheço, mas ñ sabia q alguns modelos já havia levado tal motor, sensacional.
    Essa última ACFT (aeronave) é um modelo “FLAMINGO MBB223M-4” e ele se encontro no “OBERSCHLEIBHEIM AVIATION MUSEUM AIRPORT” na Alemanha. Toda ACFT com prefixo inicial “D” é de origem Alemã.
    Espero ter colaborado meu amigo e parabéns mais uma vez, aprendi mais uma vez por aqui.

    Abraço,

    Igor

  4. 6 Roberto Oliveira Notini
    dezembro 8, 2016 às 7:32 am

    Parabéns, Tell. Mais um bom artigo para nós fãs da Porsche.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: