26
jul
16

Porsche 917K Straß Rossi

No início da década de 1970 a Martini & Rossi era uma das maiores patrocinadoras da Porsche, que viria a ganhar as 24hs de LeMans em 1971 com as famosas listras em sua carroceria que remetiam à famosa bebida. Ainda neste ano a fábrica de Stuttgart  selecionaria três clientes para adquirir um modelo 917K com características especiais, e um deles foi o Conde Rossi . O Porsche 917K de chassi 917/30 foi utilizado na prova dos 1000km da Áustria, ainda em 1971, testando o sistema de freios ABS; tornando-se assim o primeiro carro de corrida do mundo a utilizar tal tecnologia.

04

Logo após essa prova a pintura de competição foi totalmente removida, o carro foi pintado de prata e recebeu modificações diretamente na fábrica da Porsche; como, retiraram os apendices aerodinamicos, e ainda recebeu dois espelhos retrovisores, silenciador no escapamento, pneus de rua,  interior em couro, banco do carona com cinto de segurança, e acreditem, um secador de cabelos no painel…mas calma…era para usar como desembaçador quando necessários.

bpic_story_201317-04e

Mesmo com essas modificações o Porsche não conseguiu uma licença alemã como carro de rua, então o Conde Rossi recorreu ao seu país de origem, os Estados Unidos, mais especificamente seu estado natal, o Alabama, onde conseguiria um registro e uma placa para o veículo; mas reza a lenda que a condição foi que o carro nunca rodasse pelas ruas norte americanas.

917_rossi_k02

Em 1974 o Conde Rossi levou o carro para Paris, onde o utilizou como veículo de passeio por um bom tempo.

917_rossi_k03

Em 1984 o 917K, já em outras mãos, recebeu outras modificações, incluindo uma nova pintura, dessa vez azul marinho, e uma nova licença (nova placa também) para rodar pela França.

suf917_02

Não se sabe ao certo quando, nem quem, adquiriu o carro e fez a maravilha de transforma-lo novamente no Porsche 917K Straß do Conde Rossi, desde então um dos TRÊS modelos que foram legalmente “transformados” em carro de rua vem participando de eventos de carros histórios e exclusivos. Suas últimas aparições foram em 2009 no Festival Goodwod…

1970 Porsche 917K Road Car; top car design rating and specifications1970 Porsche 917K Road Car; top car design rating and specifications

…e no seu último registro em 2012 em algum lugar pelas ruas da Itália.

76

 

1-copie

Mas ainda não acabou sobre esse exclusivo modelo, em breve tem mais sobre ele…ou melhor…sobre “o meu dele”.

 

Abraço, valeu, e até a próxima!

 

Tell

Anúncios

3 Responses to “Porsche 917K Straß Rossi”


  1. 1 Kleber
    julho 26, 2016 às 7:33 pm

    Show meu amigo! Parabéns, muito legal o texto, os fatos e as fotos.

  2. 2 Roberto Notini
    agosto 9, 2016 às 9:27 am

    Show de reportagem, Tell.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: