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Porsche 917/20 ‘Pink Pig’

Após a vitória do Porsche 917k nas 24hs de LeMans em 1970 a divisão responsável pelo projeto dos carros para competição do ano seguinte começou o ‘devaneio’ em busca do novo vencedor, e em parceira com uma empresa francesa criaram o mais simpático carro de corrida da historia, o Porquino Cor de Rosa, ou 917 PinkPig.

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Uma mistura dos modelos LH (cauda longa) e K (cauda curta) resultou em um modelo único (sim, só foi feita UMA UNIDADE) denominado 917/20, com uma carroceria de características arredondadas e extremamente largo. O principal que se observa são as rodas totalmente encomendas por para-lamas abaulados, o que criou um problema para a equipe, pois o carro não coube no caminhão oficial da Porsche responsável pelo transporte dos carros até o autódromo francês.

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Prontamente alguém conseguiu um favor de algum amigo militar, sim, o Pink-pig chegou ao autódromo das 24hs de LeMans em um caminhão do exército, tudo resolvido…ou quase; pois quando o carro desembarcou no padock foi motivo de chacota. Ainda todo na cor branca de sua carroceria em fibra de vidro foi prontamente comparado ao um porco, devido às suas formas voluptuosas. Como até os próprios componentes da equipe que trabalhariam com o carro naquela prova sofreram com o bullying resolveram reagir em grande estilo e recorreram ao designe da Porsche  Anatole Lapine para ‘dar vida’ ao Porco Cor de Rosa, com o desenho aprovado em uma madrugada o layout foi pintado, e ao nascer do dia vinha à vida o divertido e rápido Pink Pig.

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Com aproximadamente 2,50m de largura, 4,50m de comprimeto, e 990kg, o Porquinho que era alimentado com um Flat 12 180º em V de 4,9l chegava a 600Hp e 360km/h; não diferente, foi destaque da pré corrida daquele ano, fazendo os melhores tempos e maiores velocidades nos treinos e testes. Infelizmente durante a prova se envolveu em um acidente pouco antes do fim, quando ocupava a quinta colocação geral, e não terminou o que seria a sua única corrida disputada. Mas foi o bastante, aparecia para o mundo naquele instante o divertido, simpático e mítico Porsche 917/20 PinkPig.

Com seu layout inconfundível e imitado até hoje o único 917/20 construído habita o museu da Porsche na cidade de Stuttgart com um lugar de destaque, e com uma certa frequência é figura certa em eventos de carros clássicos.

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ps.: tive o prazer e satisfação de vê-lo e fotografa-lo ao vivo no Porsche Museum (fotos de minha autoria nesse post) e todo relato acima foi captado diretamente da minha memória do que li e ouvi nessa visita ao porquinho.

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E ainda tem mais sobre o PinkPig…aguardem!

 

Valeu, até a próxima.

 

Tell

 


6 Respostas to “Porsche 917/20 ‘Pink Pig’”


  1. 1 Cleverton
    agosto 11, 2016 às 6:14 pm

    Excelentes informações. Um abraço.

  2. 2 Kleber S.R.
    agosto 11, 2016 às 6:18 pm

    Show de bola! Mais um post com texto muito legal e informativo. Parabéns meu amigo!

  3. 3 Roberto Notini
    agosto 14, 2016 às 12:25 am

    Interessante e divertido. Parabéns, Tell.

  4. 4 Vicente Vonder
    março 11, 2018 às 10:36 pm

    Prezado, vc poria usar de menos arrogância qdo afirma q Porsche é masculino e ponto final. Vc exclui paixão, e uma série de outras coisas ao afimar isso. Sua aula de português parece boa, meu conhecimento não me permite discutir isso. Mas sua eoberba é enorme, como deve ser seu ego. Humildade e canja de galinha não faz mal a ninguém. Os erros de português no seu texto são constantes e lamentáveis. Como vc mesmo diz, com as informações jorrando do mundo digital, vc afirma que A 917/20 tem um motor V12 !!!! Que absurdo! Heresia!! A prova q Porsche é feminina é que a 917/20 em alemão se chama Die Sau. A Porca em português. Se fosse masculino seria Der Schwein, O Porco. Agora pode mandar seu dut recibo assinado…

  5. 6 a
    julho 21, 2018 às 12:09 am

    Wonderful post! We will be linking to this
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