30
nov
12

Porsche brazuca em Daytona

O ano era 1998, o local era o circuito Daytona Inernational Speedway, e a prova uma das mais emblemáticas do mundo do automobilismo, as 24hs de Daytona. E lá estava um Porsche levando em seu grafismo a bandeira do Brasil.

Após já alguma experiência em corridas de longa duração aqui no Brasil, como as Mil Milhas Brasileiras, 500km de Interlagos e 1000km de Brasília, o hoje comandante da Porsche GT3 CUP Challenge Brasil e ainda chefe da equipe DenerMotorsport, Dener Pires, em 1998 levou para as 24hs de Daytona pela primeira vez uma equipe 100% brasileira. O carro um Porsche 911 GT2, os pilotos eram Andre Lara-Resende, Regis Schuch, Flávio Trindade e Maurizio Sandro Lara, e o resultado foi um maravilhoso 4º lugar em sua categoria e 21º no geral, num total de 76 carros disputando a prova, e dividiu a mítica pista de Daytona com super-máquinas cultuadas até hoje como Porsche GT1, Ferrari 333, Viper GTR-S, Mazda RX7, dentre outros.

Ainda naquele ano participaram das 24hs de Daytona os pilotos brasileiros Raul Boesel e Tony Kanaan, pilotando um Ford Panoz e um Ford Mustang Cobra respectivamente, ambos não concluíram a prova após abandono por problemas mecânicos.

A responsável por ‘registrar’ esse feito para nós amantes do colecionismo de veículos em miniaturas foi a marca portuguesa Vitesse, que reproduziu fielmente na escala 1:43 o Porsche ‘brazuca’ das 24hs de Daytona de 1998.

A miniatura é relativamente simples, não tem a qualidade (principalmente em decals e pinturas) de marcas de hoje como Minichamps ou Spark, mas é fiel ao carro original e traz detalhes interessantes, como os telefones das concessionárias da Porsche, a StuttgartSportCar, à época, na base da miniatura. Uma referência à loja representante da marca no Brasil que patrocinou a equipe naquele evento.

Hoje essa miniatura pode ser considerada rara, principalmente no Brasil, pois sua produção foi exclusiva para a Europa (região que tem um grande mercado para miniaturas de carros de competição) e ainda foi numa época de poucas exportações para o Brasil. Hoje com o advento das compras on-line diretamente com lojas de fora do país é possível encontrar tal miniatura ainda à venda, o que foi meu caso, porém arcando com o preço em Euro ou Libra, frete e taxas aduaneiras.

A preferência dos colecionadores de miniaturas são as mais diversas, alguns focam em uma escala específica, outros em um tema, e alguns prezam pelos detalhes, qualidade ou perfeição, eu abro mão de qualquer um desses itens citados (não que seja o caso dessa miniatura especificamente, pois Porsche é o tema da minha coleção e a miniaturas é maravilhosa) por uma miniatura que traga história, e quando se trata de uma história tão próxima de nós com certeza dá um gostinho a mais.

Reza a lenda que esse Porsche GT2 que correu em Daytona em 1998 ainda habita os “porões secretos” da Stuttgart Sportcar em São Paulo, juntamente com alguns outros carros com muita história…mas isso é assunto pra outro post.

Abraços,valeu!

Tell

Anúncios

1 Response to “Porsche brazuca em Daytona”


  1. janeiro 11, 2013 às 2:20 pm

    Olá Lieb só ontem de noite que vi seu comentário aqui no blog.
    Muito obrigado pela força creio que podemos fazer uma bela parceria nesta paixão que temos em comum.
    Parabéns pela belíssima coleção de Porsche.
    Tenho alguns 1:18 antigos ainda na caixa que talvez possam te interessar, me adicione no Facebook para melhorar a comunicação entre nós, ok?
    Forte abraço, Maurício Morais.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: